Setor Público

noun_Health_1632149.png

Unidades de Saúde -SNS

Os desafios no setor da saúde são cada vez maiores e exigentes. O processo demográfico de envelhecimento da nossa população, associado ao aumento da diversidade de serviços e soluções inovadoras para o tratamento de doenças graves que incidem cada vez mais numa maior percentagem da população, colocam uma pressão significativa sobre os recursos necessários à manutenção da qualidade dos cuidados de saúde. A resposta a esta pressão passa, necessariamente, pelo aumento da eficiência e gestão racional dos recursos disponíveis.

As Unidades Hospitalares, em particular as organizadas no modelo de empresas públicas empresariais, têm como base do seu modelo de financiamento a celebração de contratos programas, cuja monitorização constitui um aspeto essencial. É nossa convicção que a gestão destas entidades, no plano financeiro e económico, deverá ter subjacente uma adequada identificação dos riscos de gestão, incluindo o de corrupção, nos termos previstos nas Recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção.

A evolução ocorrida no orçamento do setor público da saúde tem motivado o desenvolvimento de projetos, como as compras públicas, criação de benchmarks ao nível operacional e modelo de relato financeiro e monitorização da atividade pelos organismos competentes para tal, nomeadamente a ACSS – Administração do Sistema de Saúde, I.P. e SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.

Participamos em alguns desses projetos, o que nos permite um conhecimento das principais linhas de tendência do setor e modelo de relato financeiro vigente.

As nossas competências e experiência nesta área qualificam-nos para prestarmos serviços de Auditoria / Revisão Legal das Contas, assim como projetos de consultoria nas áreas da gestão do risco, controlo interno, e controlo orçamental, em particular na avaliação do processos de faturação e quanto à garantia que os serviços prestados são faturados, com o objetivo de assegurar que não existem episódios ou atos clínicos prestados pelas unidades hospitalares e não faturados junto do Sistema Nacional de Saúde.