Controller

UM CONTROLLER EXPERIENTE AJUDA NA GESTÃO DO NEGÓCIO APRIMORANDO OS PROCESSOS ECONÓMICOS E FINANCEIROS

A principal missão de um controller consiste em dinamizar e catalisar o processo pelo qual os gestores promovem a conceção e implementação das estratégias da empresa.

Para a execução desta missão terá de desempenhar várias atividades:

  • atividades de gestão previsional e acompanhamento dos resultados, suportada na análise de dados históricos da entidade e do setor

  • atividades relacionadas com a conceção do sistema de informação para a gestão

  • atividades relacionadas com a sensibilização das áreas operacionais através do contacto permanente, devendo fazer-se aceitar como especialista do apoio à gestão, tornando-se ele próprio um agente de mudança

 

O principal pressuposto da nossa abordagem é que “Cada empresa é um Caso”, contudo, tal não significa que não tenhamos desenvolvido serviços específicos, designadamente:

 

Operações Contabilísticas

  • Definição das políticas contabilísticas adequados para ajudá-lo a planear o futuro

  • Coordenação dos serviços de contabilidade; suporte contínuo e experiente em procedimentos e questões contabilísticas, na preparação de relatórios e na gestão administrativa de pessoal

  • Implementação ou melhoria dos procedimentos de fecho mensal, trimestral e anual

  • Apoio, liderança e /ou realização das atividades contabilísticas diárias, incluindo Contas a Pagar, Contas a Receber, faturação, gestão do crédito e cobranças

  • Coordenação dos fornecedores externos (bancos, advogados, seguros, contabilistas certificados, etc.)

 

Apoio na Gestão da Auditoria Interna ou Externa

  • Apoio na compreensão dos processos de auditoria/revisão legal das contas e dos requisitos de compliance

  • Assistência no cumprimento de pedidos de documentos e informações

  • Coordenação, se necessário, para garantir qualquer atualização ou conclusão das informações contabilísticas que possam ser necessárias antes do início da auditoria

 

Desenvolvimento da Equipa

  • Coaching e coordenação da equipa do departamento de contabilidade

  • Revisão e análise das práticas implementadas e recomendações de melhoria

  • Desenvolvimentos de processos de melhoria contínua

 

Modelos de Negócios, Orçamentos, Métricas e Análises

  • Projeções e previsões financeiras do plano de negócios

  • Orçamentos e estimativas de operações táticas

  • Modelos de negócios ou produtos

  • Conceção e preparação do reporting financeiro e de análise de sensibilidade

  • Definição e implementação do sistema de controlo de gestão

  • Análise dos segmentos de negócio

  • Custeio de atividades / produtos

  • Análise do “break even”

  • Definição e preparação dos indicadores/métricas de desempenho do negócio

 

Implementação e Conversão de Sistemas de Informação de Gestão (ERP)

  • Apoio na implementação do sistema, liderada por nós ou pela equipa existente

  • Apoio na conversão de dados, incluindo teste aos dados e consultoria na implementação de alterações na estrutura de dados,

  • Apoio nos processos de integração de dados no sistema contabilístico, incluindo ajustamentos no plano de contas

  • Otimização de processos / apoio na automatização de processos

  • Gestão de projetos, planeamento e plano de ação

  • Elaboração de cadernos de encargos

  • Elaboração de relatórios personalizados

  • Formação