Controller
UM CONTROLLER EXPERIENTE AJUDA NA GESTÃO DO NEGÓCIO APRIMORANDO OS PROCESSOS ECONÓMICOS E FINANCEIROS
A principal missão de um controller consiste em dinamizar e catalisar o processo pelo qual os gestores promovem a conceção e implementação das estratégias da empresa.
Para a execução desta missão terá de desempenhar várias atividades:
-
atividades de gestão previsional e acompanhamento dos resultados, suportada na análise de dados históricos da entidade e do setor
-
atividades relacionadas com a conceção do sistema de informação para a gestão
-
atividades relacionadas com a sensibilização das áreas operacionais através do contacto permanente, devendo fazer-se aceitar como especialista do apoio à gestão, tornando-se ele próprio um agente de mudança
O principal pressuposto da nossa abordagem é que “Cada empresa é um Caso”, contudo, tal não significa que não tenhamos desenvolvido serviços específicos, designadamente:
Operações Contabilísticas
-
Definição das políticas contabilísticas adequados para ajudá-lo a planear o futuro
-
Coordenação dos serviços de contabilidade; suporte contínuo e experiente em procedimentos e questões contabilísticas, na preparação de relatórios e na gestão administrativa de pessoal
-
Implementação ou melhoria dos procedimentos de fecho mensal, trimestral e anual
-
Apoio, liderança e /ou realização das atividades contabilísticas diárias, incluindo Contas a Pagar, Contas a Receber, faturação, gestão do crédito e cobranças
-
Coordenação dos fornecedores externos (bancos, advogados, seguros, contabilistas certificados, etc.)
Apoio na Gestão da Auditoria Interna ou Externa
-
Apoio na compreensão dos processos de auditoria/revisão legal das contas e dos requisitos de compliance
-
Assistência no cumprimento de pedidos de documentos e informações
-
Coordenação, se necessário, para garantir qualquer atualização ou conclusão das informações contabilísticas que possam ser necessárias antes do início da auditoria
Desenvolvimento da Equipa
-
Coaching e coordenação da equipa do departamento de contabilidade
-
Revisão e análise das práticas implementadas e recomendações de melhoria
-
Desenvolvimentos de processos de melhoria contínua
Modelos de Negócios, Orçamentos, Métricas e Análises
-
Projeções e previsões financeiras do plano de negócios
-
Orçamentos e estimativas de operações táticas
-
Modelos de negócios ou produtos
-
Conceção e preparação do reporting financeiro e de análise de sensibilidade
-
Definição e implementação do sistema de controlo de gestão
-
Análise dos segmentos de negócio
-
Custeio de atividades / produtos
-
Análise do “break even”
-
Definição e preparação dos indicadores/métricas de desempenho do negócio
Implementação e Conversão de Sistemas de Informação de Gestão (ERP)
-
Apoio na implementação do sistema, liderada por nós ou pela equipa existente
-
Apoio na conversão de dados, incluindo teste aos dados e consultoria na implementação de alterações na estrutura de dados,
-
Apoio nos processos de integração de dados no sistema contabilístico, incluindo ajustamentos no plano de contas
-
Otimização de processos / apoio na automatização de processos
-
Gestão de projetos, planeamento e plano de ação
-
Elaboração de cadernos de encargos
-
Elaboração de relatórios personalizados
-
Formação